quarta-feira, 8 de agosto de 2007

APRESENTAÇÃO

Acho que antes de começarmos a postar informações sobre a vida e obra de Cora Coralina devo iniciar com o porquê de estar criando um blog que se dedicará em agregar o máximo de informações sobre a poetisa e minha profunda relação com suas poesias. Durante muito tempo desconhecia sua obra mesmo sendo um ávido leitor e amante da literatura nunca vi em nenhum livro didático (ou pelo menos que eu me lembre) informação, poesia ou mesmo um conto para ilustrar qualquer exercício de interpretação. Conheci sua obra através de meu pai que havia adquirido recentemente dois livros de poesia “Meu Livro de Cordel” e “Historias da casa velha da ponte”. A principio eu não liguei, perdoei meu chauvinismo, mais nunca fui um grande fã de poetisas, porém após assistir ao um documentário transmitido pela TV Cultura, o qual pretendo dar mais detalhes futuramente, fiquei muito impressionando ao ver uma senhora semialfabetizada respondendo a perguntas de filósofos, poetas, jornalistas e outros intelectuais com tamanha sagacidade e algumas vezes até ironia. Apesar da idade avançada Cora Coralina se punha a frente de todos falando sobre o papel da mulher na sociedade moderna, sua visão política, poesia e ... doces. A partir daí inicie uma serie de buscas para conhecer mais sobre a escritora, procurando em sites, bibliotecas publicas e universitárias informações. Mas somente lendo suas publicações pude compreender do que realmente se tratava sua obra. Sua poesia é quase prosa com uma incrível vocação para os versos livres, cheia de lembranças e sensações narrando muitas vezes as historias dos becos de Goiás ou contando casos da sua infância. A simplicidade e humildade com que muitas vezes se coloca em seus poemas diante da vida é qualidade marcante do seu trabalho, identificando-se com adjetivos como “a cozinheira”, “a lavadeira”, “a mulher do povo”, “a cabocla velha”. Cora Coralina também mostra com sua poesia ser uma pessoa muito ligada aos valores humanos, alguém que escreve para os jovens, que quer transmitir para o mundo suas idéias. Devo agradecer ao meu pai e admitir que agora sou um grande admirador de sua obra. E pretendo com ajuda de meu amigo que me auxilia na manutenção desse blog, transmitir as confissões de aninha para quem mais puder ouvir.



Rio Vermelho - Passa ao lado da casa de Cora Coralina.

Web Page Counter
Friend Finder Dating Site